Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Afinal o que é um portefólio???

O portefólio começou por ser utilizado pelos arquitectos, estilistas, fotógrafos, ..., só mais tarde "chegou" à educação, e jneste campo o portefólio é habitualmente visto como uma colecção dos trabalhos dos alunos que mostra a sua evolução. Ou seja, o portefólio é organizado cronologicamente, do mais antigo para o mais recente. No entanto, o portefólio está ainda em evolução e mais formalmente ele é tido como um instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional de professores e de aprendizagem e avaliação de por parte dos alunos.

Ainda no campo da educação, a definição de portefólio "sofre" uma dualidade: portefólio como recurso pedagógico e portefólio como estratégia pedagógica.

No primeiro caso, é visto como um repositório de informação, em que o professor é o próprio a publicar a informação e os alunos assumem portanto um papel passivo, "limitando-se" a aceder e a comentar a informação disponibilizada.

No segundo caso, é o aluno que pesquisa e investiga a informação a disponibilizar, ou seja, é ele que cria o portefólio, o qual pode ser mais tarde comentado pelos colegas e pelo próprio professor.

Os portefólios, também conhecidos como blogues, podem assim ter vários autores, e a informação não é somente na base de textos, mas também sob a forma de fotografias, músicas de fundo, vídeos e muitas mais aplicações.

É ainda de salientar a importância dos portefólios nos nosos dias, dadas as suas vantagens: maior acessibilidade e visibilidade à informação e incentivo à colaboração e participação.

publicado por elsapacheco às 09:29

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Outubro de 2007 às 00:36
Elsa!!! Não citas aqui o texto em que te inspiraste mas eu conheço-o bem e... desculpa mas precisas de fazer uma leitura mais atenta pois há alguma confusão de conceitos no teu post. Em primeiro lugar um blogue não é forçosamente um portefólio e um portefólio não tem que ser um blogues. Aliás, só mesmo a criatividade dos professores para adoptarem os blogues como suporte tecnológico para a realização de portefólios digitais! :)

O texto que suponho estar na base da tua reflexão fala dos usos educacionais dos blogues e a sua autora (por caso eu :)) defende que os blogues em contexto escolar podem ser utilizados como "recurso pedagógico ou como estratégia pedagógica". Não me parece lícito fazer uma transposição tão directa de algumas das afirmações e ideias presentes no texto em causa para os portefólios.

Talvez possas reler novamente o texto e deixares um outro post sobre o assunto. O portefólio tem esta (e outras) vantagem... permite o feed-back do professor, e o registo das aprendizagens e evoluções dos alunos.

Comentar post

.me myself & I :p

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. pod cast- The Cientist, C...

. As expectativas e os peri...

. Second Life

. Second Life

. Quase a acabar... ou melh...

. Quadro interactivo

. Nativos e Imigrantes Digi...

. Números Negativos

. Plano Tecnológico

. Integração curricular das...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Setembro 2007

.links